Um dos segredos do Ayurveda é nos alimentarmos de acordo com alimentos compatíveis e de fácil digestão.  Entender as combinações incompatíveis dos alimentos são de grande importância para mantermos a saúde do nosso fogo digestivo, bem como o funcionamento de todo nosso organismo.

Para muitos, a ideia de que alguns alimentos são digeridos com mais facilidade é inteiramente nova e um pouco estranha, para o Ayurveda, a combinação correta dos alimentos, é uma parte essencial da compreensão de como comer corretamente. A combinação cuidadosa de alimentos pode melhorar drasticamente a qualidade da digestão e ajudar o corpo a receber um nível mais profundo de nutrição,  impactando positivamente na nossa saúde e bem-estar.

No entanto, a maioria das pessoas no mundo moderno está acostumada a comer uma série de alimentos incompatíveis na mesma refeição. A perspectiva ayurvédica é que cada alimento tem uma combinação distinta de gostos, energias e um efeito correspondente no sistema digestivo e no corpo como um todo. Combinar alimentos com energias radicalmente diferentes pode sobrecarregar o fogo digestivo e causar indigestão, fermentação, gás, inchaço e toxinas. É por isso que a combinação adequada de alimentos é tão importante. Claro, certas combinações perturbam o trato digestivo mais do que outras. Independentemente dos seus hábitos ou sintomas particulares, comece a prestar atenção nos alimentos que você coloca no seu prato, nas combinações feitas em cada refeição.

Alguns dos ajustes recomendados são relativamente simples, outros podem exigir uma mudança maior em nossos hábitos. Muitas vezes, desenvolver uma consciência de combinações de alimentos inadequados é um ótimo começo, observe quais os alimentos que você combina e como você se sente depois de comê-los. As combinações incompatíveis afetam seu nível de energia, sua digestão, sua eliminação e o revestimento na língua.

Quando você se sentir motivado para iniciar novas mudanças em sua dieta, considere abordar apenas uma mudança por vez, talvez você comece comendo apenas frutas, em vez de combina-las com outros alimentos, como iogurte, por exemplo. Embora certamente seja bom evitar combinações impróprias de alimentos, a redução da frequência também pode ser benéfica. Se você achar que algumas combinações de alimentos específicos são mais problemáticas para você, concentre seus esforços em mudar apenas uma de cada vez. O passo mais importante é  a conscientização da  necessidades de mudanças de hábitos.

A lista a seguir destaca alimentos incompatíveis,  é um guia útil, não uma lista exaustiva. Na verdade, você pode estar ciente de outras combinações que não funcionam para o seu corpo, honre esses instintos.

  • Leite com: carne, peixe, ovos, iogurte, alho, banana, melão, melancia e frutas cítricas.
  • Iogurte com: leite, ovos, queijo, peixe, bebidas quentes, tomate, batata e berinjela.
  • Tomate, batata ou berinjela com: iogurte, pepino e melão.
  • Ovos com: leite, carne, peixe, iogurte, queijo, frutas e feijões.
  • Manteiga clarificada (ghee) e mel, em proporções idênticas.
  • Frutas frescas com refeições.
  • Amido com ovos e leite.

Pin It on Pinterest

Share This