AYURVEDA - O CAMINHO NATURAL

CONSULTAS

Oferecemos tipos variados de tratamentos e atendimentos de ayurveda.

O Atendimento inicia com uma completa avaliação pela forma tradicional de diagnóstico ayurvédico. Nesta avaliação o terapeuta busca identificar aspectos importantes do paciente como biótipo ou constituição,  desequilíbrio, energia vital e presença ou não de toxinas no organismo.

Após a primeira consulta, é desenvolvido um programa ayurvédico que envolve nutrição, herbologia, rotina diária a ser seguida, terapias de Ayurveda, yoga e meditação.  O programa desenvolvido varia de acordo com as necessidades de cada cliente.

A consulta Ayurvédica aborda:

Nutrição e rotina diária;
Problemas físicos, mentais e emocionais;
Observação da língua e dos olhos;
Exame do pulso;
História familiar, medicações, suplementos;
Trabalho, rotina, família, relacionamento;
Observação das características do corpo, fala, pele, unhas, cabelo.

 

 

TRATAMENTOS

ABHYANGA

 

Abhyanga  é a massoterapia Ayurvédica de maior importância, por ser praticada antes das outras terapias, servindo como uma base para os outros tratamentos que o paciente necessita. Os óleos vegetais são usados de acordo com os doshas (ou biotipos) de cada paciente.

A Abhyanga é melhor indicada nos distúrbios de Vata e Pitta. Para desequilíbrios de Kapha utilizamos udvathana, ou seja, massagem com pó de ervas medicinais . Nas alterações do Dosha Vata utilizamos óleos quentes como o de gergelim, já nas desarmonias do Dosha Pitta está indicada óleos refrescantes como o de coco.

Alguns benefícios:

Promove a função nervosa e equilibra o sistema nervoso

Aumenta circulação de sangue e linfa

Beneficia a pele e cabelos

Ajuda na função gastrointestinal

Alivia tensões e dores musculares

Promove dissolução de estresse, tensão emocional, ansiedade e gera um sono repousante

UDWARTANA

Massagem realizada com óleo vegetal aquecido e pós de ervas medicinais.
É indicada para pessoas com constituição kapha ou que estejam com desequilíbrio de kapha como: retenção de líquidos, gordura localizada, flacidez, letargia, dificuldade de perder peso, oleosidade excessiva na pele.

Alguns benefícios:

• tonifica os músculos, diminuindo a flacidez
• melhora a qualidade da pele devido o seu efeito esfoliante
• melhora a circulação
• ajuda na remoção de toxinas no corpo
• promove maciez e brilho à pele

BASTI EXTERNO

 

É a aplicação de óleo ou ghee medicado morno em uma piscininha feita com massa de trigo sobre a pele do paciente.

Kati basti: aplicado na região lombossacral para aliviar lombalgia,  dor ciática, hérnia de disco, prolapsos do disco intervertebral, artrite lombo-sacral e outras dores de origem vata na região.
Griva basti: similar ao kati basti, aplicado na região cervical indicado para dores na coluna cervical, rigidez no pescoço e torcicolo.
Janu basti: aplicado nos joelhos indicada para osteoartrose, artrite reumatoide e dores no joelho.
Hridi basti: aplicado no peito é indicado para dores na região do tórax, sensação de aperto no peito, problemas cardíacos, ansiedade e angústia.
Udara basti: aplicado abaixo do umbigo para tratar distúrbios menstruais, tensão pré menstrual, dores na região pélvica e abdominal, constipação, cólicas e gases intestinais
Netra basti: oleação dos olhos para melhorar o sistema nervoso e problemas como secura, dor ou cansaço nos olhos, melhorando a qualidade da visão e olheiras

SHIRODHARA

 

Shirodhara é um fluxo de óleo morno que fica vertendo sobre a testa, logo acima das sobrancelhas, sobre a região do Ajna Chakra e do ponto marma Sthapani. É uma das mais divinas e relaxantes terapias que se possa experimentar.

Este fluxo constante produz ondas circulares que vão acalmar o cérebro, produzindo um relaxamento profundo induzindo a uma espécie de meditação. A principal ênfase deste tratamento está na nutrição dos canais energéticos pelo prana, através do shirodhara. Segundo o ayurveda, não adianta cuidar do cérebro separadamente do cerebelo, do hipotálamo ou do centro motor. É necessário que se nutra o prana, pois assim a pessoa poderá alcançar um harmonioso estado de bem estar.

Alguns benefícios:

Síndrome do pânico

Cansaço e fadiga

Deficiência de libido

Depressão, insônia e irritabilidade

Tireoide

SWEDANA

 

Também conhecido como Sauna Ayurvédica, é um banho de vapor aquecido e medicado com ervas e óleos essenciais específicos para o desequilíbrio da pessoa. Tem como característica principal a penetração do vapor herbário nos tecidos do corpo promovendo bem-estar físico e mental. Desobstrui os poros auxiliando na liberação de toxinas, ativa a circulação sanguínea, limpa desobstrui as vias respiratórias, alivia dores reumáticas e das costas, e estimula o sistema imunológico.
A transpiração durante o swedana faz o corpo liberar metais pesados que os rins levariam 24h de trabalho constante para expelir.

TRATAMENTO DE BELEZA FACIAL

 

A terapia ayurvédica facial é um tratamento de beleza completo que utiliza massagem de oleação, vaporização do rosto com ervas, esfoliação e máscaras. Concentra-se nas áreas da face, couro cabeludo e pescoço

Seus principais benefícios:

Limpa, oxigena e nutri os tecidos
Preserva a elasticidade da pele
Minimiza rugas e suaviza marcas de expressão
Nutre profundamente e fortalece todo o corpo
Desperta a sensualidade
Desenvolve a beleza interna

NASYA

 

Nasya é a terapia nasal para os distúrbios acima da clavícula. Para o tratamento utilizamos óleos vegetais medicados e adequados ao desequilíbrio do paciente.

É recomendada para pessoas que sofrem constantemente de renite, sinusite, dores de cabeças e alergias. Antes de aplicar pó ou os óleos, é feita uma massagem com óleos (abhyanga) na cabeça e pescoço e após uma concentração de calor local ou sudação (swedana).

Alguns benefícios:

Rinite
Sinusite
Insônia
Eliminação de excesso de muco
Enxaqueca
Pólipo Nasal
Disfunções Neurológicas
Perda do olfato e do paladar
Espondilite, espondilose
Acne, manchas escuras na pele
Alergias

PINDA

 

Técnica de rejuvenescimento altamente eficaz que usa um tipo especial de arroz cozido, amarrado em forma de “trouxinhas”, que são imersas em uma decocção herbária com leite ou óleo morno. Estas “trouxinhas” são utilizadas para massagear todo o corpo.
Após ser realizado uma massagem abhyanga é realizado o pinda sweda em todo o corpo menos rosto e cabeça.
É útil em paralisias, debilidades, artrite óssea, artrite reumatoide. É anti envelhecimento, rejuvenescedor e melhora dos tecidos. Este é um procedimento que tem melhor função quando aplicado no mínimo sete seções.

Alguns benefícios:

Doenças do sistema nervoso

Sequelas de AVC (derrame)

Trabalha tonificando a musculatura

Doenças degenerativas como distrofia muscular progressiva

Dificuldade de movimentação e confusão nos sentidos.

Anorexia

ENTRE EM CONTATO PARA SABER MAIS

Pin It on Pinterest

Share This